top of page
IMG_20201031_123430.jpg

ZONAS HÚMIDAS
Lagoa de
Óbidos

Zonas Húmidas

Dos ecossistemas mais importantes do Planeta

As zonas húmidas são dos ecossistemas mais importantes do Planeta, mas também dos mais sensíveis e ameaçados. Ecossistemas de transição entre os ambientes aquáticos e terrestres, são dos ecossistemas mais ricos e produtivos do mundo em termos de diversidade biológica, apresentado grandes concentrações de aves aquáticas, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados, sendo a água o elemento estruturante destes ecossistemas.


A sua enorme importância ecológica e biológica está intimamente ligada ao facto de estes ecossistemas serem locais privilegiados para alimentação, descanso, abrigo, reprodução e invernada de várias espécies de aves residentes e migradoras e, em muitos casos, constituem habitats determinantes para a conservação de espécies ameaçadas, como a águia-pesqueira (Pandion haliaetus), o tartaranhão-ruivo-dos-pauis (Circus aeruginosus) e o cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis).

lagoa de obidos.png

Lagoa de Óbidos

Sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa

A Lagoa de Óbidos. sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa, é talvez o melhor local junto à costa Portuguesa para se observar aves aquáticas entre a foz do Mondego e o estuário do Tejo.
São muitas as espécies que aqui habitam e muitas outras que usufruem deste ecossistema durante as suas migrações, tais como garças, abibes, pernilongos, maçaricos, borrelhos e flamingos.
 
A Lagoa de Óbidos e a Reserva Natural Local do Paul de Tornada são consideradas atualmente as zonas húmidas de maior relevância ecológica da região Oeste, formando um corredor ecológico para dezenas de espécies de aves.

bottom of page