ZONAS HÚMIDAS
Lagoa de
Óbidos
Zonas Húmidas
Dos ecossistemas mais importantes do Planeta
As zonas húmidas são dos ecossistemas mais importantes do Planeta, mas também dos mais sensíveis e ameaçados. Ecossistemas de transição entre os ambientes aquáticos e terrestres, são dos ecossistemas mais ricos e produtivos do mundo em termos de diversidade biológica, apresentado grandes concentrações de aves aquáticas, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados, sendo a água o elemento estruturante destes ecossistemas.
A sua enorme importância ecológica e biológica está intimamente ligada ao facto de estes ecossistemas serem locais privilegiados para alimentação, descanso, abrigo, reprodução e invernada de várias espécies de aves residentes e migradoras e, em muitos casos, constituem habitats determinantes para a conservação de espécies ameaçadas, como a águia-pesqueira (Pandion haliaetus), o tartaranhão-ruivo-dos-pauis (Circus aeruginosus) e o cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis).
Lagoa de Óbidos
Sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa
A Lagoa de Óbidos. sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa, é talvez o melhor local junto à costa Portuguesa para se observar aves aquáticas entre a foz do Mondego e o estuário do Tejo.
São muitas as espécies que aqui habitam e muitas outras que usufruem deste ecossistema durante as suas migrações, tais como garças, abibes, pernilongos, maçaricos, borrelhos e flamingos.
A Lagoa de Óbidos e a Reserva Natural Local do Paul de Tornada são consideradas atualmente as zonas húmidas de maior relevância ecológica da região Oeste, formando um corredor ecológico para dezenas de espécies de aves.